Acessos: 686898
Álvaro Santi - Músico - Escritor - Porto Alegre/RS

Biografia

Álvaro Santi nasceu em Lajeado RS, em 1964. Graduado em Música e Mestre em Letras pela UFRGS, Especialista em Gestão e Política Cultural pela Universidade de Girona (Espanha)-Itaú Cultural. Atualmente é membro titular do Conselho Estadual de Cultura do RS, eleito como represente da sociedade civil. Na Secretaria da Cultura de Porto Alegre (SMC), atuou por 26 anos como Técnico em Cultura, onde criou e coordenou o primeiro Observatório da Cultura municipal do país, com apoio do Programa Barcelona Solidária, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e da Rede CGLU-Cidades e Governos Locais Unidos-Agenda 21 da Cultura. Representando a SMC, integrou os conselhos municipais de Cultura e do Livro e Leitura, e o Comitê de Economia Criativa. Junto ao Ministério da Cultura, foi titular do Colegiado Setorial de Música (2005-9) e do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC, 2008-9), também como representante da sociedade civil. Atualmente, é titular do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul.

Como autor, lançou em 2023 Os Tons de Tudo (Ed. Bestiário), seu sétimo livro de poesia, ano em que foi escolhido patrono da 17a. Feira do Livro de Lajeado. Anteriormente, publicou Nenhum Amor Igual ao Meu (Ed. Patuá, 2019), indicado ao prêmio da Academia Rio-Grandense de Letras; Luta+vã (Ed. Libretos, 2012)premiado como Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores (AGEs); A aposta dos deuses (Independente, 2007), Dança das Palavras (IEL, 1998), O primeiro anel (SMC, 1996) e Viagens de uma caneta por meus estados de espírito (UFRGS, 1992), premiado com o Troféu Armindo Trevisan/Prêmio UFRGS de Literatura; além de participação em várias antologias. Publicou ainda Do Partenon à Califórnia: o Nativismo gaúcho e suas origens (UFRGS, 2004), ensaio sobre a poesia dos festivais nativistas; além de diversos artigos sobre literatura e políticas culturais, apresentados em eventos nacionais e internacionais. Tem em preparo uma coletânea de artigos sobre políticas culturais (Ed. Appris) e uma história da Banda Municipal de Porto Alegre.

Como dramaturgo, é autor do roteiro (libreto) da Operita Violoncello, espetáculo lírico-coreográfico, com música de Arthur Barbosa e direção cênica de Jaqueline Pinzón, estreado no Theatro São Pedro nos dias 13 a 15 de julho de 2021 e reprisado em 9 de maio de 2023, no mesmo local.

Como compositor, intérprete e instrumentista, lançou em 2011 o CD Trem da Utopia, com a banda "O Caixaprego", tendo se apresentado em Porto Alegre (Teatro Renascença, Teatro de Arena, Beco das Garrafas), Goiânia (UFG), Rio Branco (Cine-Teatro Recreio) e Lajeado RS (SESC).  Também participou de festivais no interior do RS e compôs trilhas sonoras para teatro. Desde 2015, apresenta releituras de clássicos do Clube da Esquina, em duo acústico com André Mâncio, com shows na Livraria Nobel (Lajeado), no Clube de Cultura, Café Fon Fon e Fundação Ecarta (Porto Alegre)

Na SMC, atuou também na programação e produção de espetáculos musicais em projetos como Cultura Pura Aqui, Música no Museu, Chorinho na Godoy e Recitais na Radamés. De 2004 a 2009, gerenciou o Fumproarte - Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural, finalista nas categorias de gestão pública dos prêmios Cultura Viva (MinC/Petrobrás, 2006 e 2007), Gestão Pública e Cidadania (FGV-SP/BNDEs/Fundação Ford, 2005) e Estadão-SERASA (2002). Integrou comissões julgadoras do Programa Petrobrás Cultural (2008-9), na categoria Circulação de Espetáculos Musicais; do Edital Procultura/FUNARTE para apoio a palcos permanentes de música (2010-11); e do Programa de Fomento à Produção Cultural de Pernambuco (Funcultura), nas áreas de música e literatura (2018 e 2022); além dos Prêmios Açorianos (Música e Literatura) em diversas edições, Concurso Poemas nos Ônibus e a Comissão de Avaliação e Seleção do Fumproarte (2000-2003).

Foi docente convidado no Curso de Especialização em Gestão e Ações Culturais da UNIOESTE-PR, onde ministrou a disciplina “Política Cultural: campo de estudo e ação”.

Notícias | Fotos | Currículo Lattes


BIOGRAFIA | COMPRAR | POESIAS | PROSA | MÚSICA | BIBLIOGRAFIA | VÍDEOS | MURAL | LINKS | CONTATOS
site da Rede Artistas Gaúchos