Acessos: 696916
Álvaro Santi - Músico - Escritor - Porto Alegre/RS

Notícias

Tem início a 17ª Feira do Livro de Lajeado
16/08/2023 / Alvaro Santi

Tem início a 17ª Feira do Livro de Lajeado

Programação ocorre até o próximo domingo, 20 de agosto.

469
 
 
 
 

 

Crédito: AI Prefeitura de Lajeado / Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (16/8) ocorreu, na Praça da Matriz, a abertura da 17ª Feira do Livro de Lajeado. Centenas de pessoas, entre estudantes, professores, autoridades e apreciadores de literatura se reuniram para prestigiar o evento, que neste ano tem como patrono Álvaro Santi e como escritora homenageada, a professora e escritora Rosane Cardoso.

Segundo Santi, a leitura da poesia ajuda a refletir diante da enxurrada de informações recebidas. “Nos faz tentar entender melhor o que está por trás e nos ajuda a nos tornarmos sujeitos de nossa própria existência”, disse.

Já Rosane argumentou que estar na feira do livro a faz pensar que a literatura e a vida estão ligadas. “Porque nossa vida são histórias. Todos aqui somos amantes e apaixonados por leitura. Vamos aproveitar para ouvir, sentir e pensar literatura”, convidou.

Além da programação musical, a feira tem encontros com escritores, espetáculos teatrais, mostras pedagógicas, oficinas, rodas de conversa, horas do conto, shows e lançamento de livros. 

A programação ocorre até o domingo, 20 de agosto. A exposição e comercialização de livros ocorre das 9h às 20h na quarta-feira (14/8), das 8h30 às 20h de quinta-feira a sábado (15 a 19/8) e das 8h30 às 19h no domingo (20/8). Confira aqui.

Álvaro Santi

O escritor Álvaro Santi, graduado em música e mestre em Letras pela UFRGS, é especialista em gestão e política cultural pela Universidade de Girona (Espanha)-Itaú Cultural. Como autor, lançou em 2019 “Nenhum Amor Igual ao Meu”, seu sexto livro de poesia.

Anteriormente, publicou “Luta+vã” (Ed. Libretos, 2012), premiado como livro do ano pela associação gaúcha de escritores (AGES), “A aposta dos deuses” (Independente, 2007), “Dança das Palavras” (IEL, 1998), “O primeiro anel” (SMC, 1996) e “Viagens de uma caneta por meus estados de espírito” (UFRGS, 1992), premiado com o Troféu Armindo Trevisan/Prêmio UFRGS de literatura; além de participação em várias antologias.

Publicou ainda “Do Partenon à Califórnia: o Nativismo gaúcho e suas origens” (UFRGS, 2004), ensaio sobre a poesia dos festivais nativistas, além de diversos artigos sobre literatura e políticas culturais, apresentados em eventos nacionais e internacionais.

Rosane Cardoso

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), Rosane Cardoso tem pós-doutorado pela Universidade de Granada/Espanha. Atualmente, é professora do programa de pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Como pesquisadora, trabalha com os temas Memória e violência na narrativa latino-americana contemporânea e com literatura infantil e juvenil em língua espanhola. Entre suas publicações, destacam-se “Espaços de memória na literatura espanhola e hispano-americana” (2020), “Princesas que viram monstros: o corpo feminino no conto de fadas” (2020), “Literatura infantil e juvenil em língua espanhola” (2018), “Violência, cotidiano e história mínima” (2018), entre outros livros e artigos.

É membra dos grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Identidade e literatura Latino-americanas e Práticas do ensino em Letras.

A Feira do Livro de 2023 é uma realização da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Secretaria da Educação (SED), e do SESC Lajeado. O evento conta com apoio cultural da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e Colégio Estadual Castelo Branco.

https://folhapopular.info/index.php/2023/08/16/tem-inicio-a-17a-feira-do-livro-de-lajeado/

 

Fonte: Folha Popular


BIOGRAFIA | COMPRAR | POESIAS | PROSA | MÚSICA | BIBLIOGRAFIA | VÍDEOS | MURAL | LINKS | CONTATOS
site da Rede Artistas Gaúchos