Notícias

Álvaro Santi & O Caixaprego lançam CD Trem da Utopia no Teatro Renascença
31/03/2011 / Álvaro Santi

ÁLVARO SANTI & O CAIXAPREGO

Lançamento do CD Trem da Utopia
Dia 31 de março, 21h, Teatro Renascença

O músico e poeta Álvaro Santi lança no próximo dia 31 de março, quinta-feira, às 21h, no Teatro Renascença, em Porto Alegre, seu primeiro CD, intitulado “Trem da Utopia”, acompanhado da banda O Caixaprego. Produzido com recursos próprios por Álvaro Santi ao longo de cinco anos, o CD foi mixado e masterizado por Pedrinho Figueiredo e contou com a participação especial de renomados músicos da cena gaúcha, como Dúnia Elias, Giovani Berti, Leonardo Ribeiro, Otávio Segala e Ricardo Arenhalt.
“Trem da Utopia” resgata 13 músicas do repertório d’O Caixaprego, trio formado nos anos 80 pelos então estudantes Gédson Meira, Rômulo Giralt e Álvaro Santi. Além de músicas próprias, também registra canções de Mário Humberto Leiria, Nilo Baptista e da cantora Muni. Na gravação do álbum, Santi fez de tudo: cantou e executou diversos instrumentos (violões, baixo, flautas), além de assinar os arranjos.

Predomina no disco um clima acústico, permeado por influências as mais diversas, do clássico ao popular, passando pelo rock, country & folk dos anos 70, como também pela sonoridade dos mineiros do “Clube da Esquina” (como Beto Guedes) e dos gaúchos da chamada MPG (como Nei Lisboa).

O show no Renascença terá as participações especiais de Dúnia Elias (piano), Leonardo Ribeiro (voz), Ricardo Arenhalt (bateria e percussão) e Mateus Mapa (flauta). Os ingressos estarão à venda no local, apartir das 19h. Na compra de 1 ingresso (Inteiro ou de associado do Clube do Assinante ZH), o adquirente recebe o CD gratuitamente. Para a modalidade Idosos e Estudantes, cada 2 ingressos dão direito a um CD.

Além de Porto Alegre, o CD será lançado em Lajeado, terra natal de Álvaro Santi e onde ele estreou musicalmente em 1984, durante o Festival Musivale. O show ocorrerá no próximo dia 14 de maio, às 21h, no Teatro Sesc-Lajeado.

Sobre Álvaro Santi
Álvaro Santi nasceu em Lajeado RS, em 1964. Graduado em Música e Mestre em Letras pela UFRGS, é Assistente Técnico da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre (SMC), onde coordena a implantação do Observatório da Cultura. Lançou em 2007 o poema dramático A aposta dos deuses: ou Nietzsche, quem diria, acabou em comédia (ed. Independente), seu quarto livro de poemas, sucedendo a Dança das Palavras (IEL, 1998), O primeiro anel (SMC, 1996) e Viagens de uma caneta por meus estados de espírito: poemas escolhidos (UFRGS, 1992), livro de estréia que recebeu o Troféu Armindo Trevisan; além de participação em várias antologias. É também autor do ensaio Do Partenon à Califórnia: o Nativismo gaúcho e suas origens (UFRGS, 2004). Na SMC desde 1996, atuou como técnico de nível superior na produção de discos e espetáculos musicais.
De 2004 a 2009, gerenciou o FUMPROARTE - Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural, instituição reconhecida nacionalmente pelos prêmios Cultura Viva (MinC/Petrobrás, 2006-7), Gestão Pública e Cidadania (FGV-SP/BNDEs/Fundação Ford, 2005) e Estadão-SERASA (2002). Integrou comissões julgadoras de concursos literários e musicais, como o Programa Petrobrás Cultural (2008-9). Integra o Fórum Permanente de Música do RS e Fórum Nacional de Música. Integrou a Câmara Setorial de Música (período 2005-9) e o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC, 2008-9), junto ao MinC.

Ficha Técnica do Show:
Diretor Artístico: Álvaro Santi:
Produtora Executiva e Assessora de Imprensa: Silvia Abreu: (DRT 1078/93)
Sonorização: Kina
Criação e operação de Luz: Leandro Gass
Fotos: Maurício Oliveira
Diretora de cena: Cândida Bazanella

O Caixaprego:
Álvaro Santi: voz, violão nylon, violão 12 cordas
Érika Alíbio: voz
André Mâncio: violão aço, guitarra elétrica
Tadeu Kirch: baixo

Músicos convidados:
Dúnia Elias - piano
Elisa Moori - viola
Leonardo Ribeiro - voz
Mateus Mapa - flauta
Ricardo Arenhalt - bateria e percussão

APOIO CULTURAL: Clube do Assinante ZH – TV E - Rádio FM Cultura - SESC-Lajeado – Padaria Suiça -Lajeado

 


BIOGRAFIA | COMPRAR | POESIAS | PROSA | MÚSICA | BIBLIOGRAFIA | VÍDEOS | MURAL | LINKS | CONTATOS
site da Rede Artistas Gaúchos