Notícias

Antologia Digital da Poesia Gaúcha: Álvaro Santi é destaque em projeto da Trensurb
27/02/2021 / Álvaro Santi

Desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca da Trensurb, projeto lança, nesta sexta-feira (26), novos vídeos com poemas declamados pelo autor.

“A poesia não pode ficar aprisionada nos livros, até porque ela já existia antes deles”, afirma o poeta Álvaro Santi. Nesta sexta-feira (26), a Antologia Digital da Poesia Gaúcha lança novos vídeos de poemas do autor. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, que, desde outubro, promove a publicação quinzenal de vídeos de poetas gaúchos declamando suas poesias. O material é publicado no site e redes sociais da empresa (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) e da biblioteca (Facebook e Instagram). Também é veiculado nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), um dos apoiadores do projeto. A Antologia tem apoio ainda da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Estadual do Livro.

Natural de Lajeado, Álvaro Santi é técnico em cultura da Prefeitura de Porto Alegre. Bacharel em Música e mestre em Letras pela UFRGS, é também especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha). Como escritor, lançou em 2019 Nenhum Amor Igual ao Meu (Editora Patuá), seu sexto livro de poesia. Integrou ainda o Colegiado Setorial de Música (2005-9) e o Conselho Nacional de Política Cultural (2008-9), junto ao Ministério da Cultura. É também compositor, intérprete e instrumentista, tendo lançado em 2011 o CD Trem da Utopia.

Seus poemas a serem lançados na Antologia Digital nesta semana intitulam-se: Couraça, Política e Lição. Santi diz-se “muito honrado e feliz em participar” da Antologia. Para ele, “trata-se de um projeto de valor, por levar a poesia a um público maior do que normalmente ela alcança”.

Uma biblioteca no metrô

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. Ambas funcionam de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, oferecendo serviço gratuito de empréstimo de livros – e seguindo os protocolos de segurança necessários em função da Covid-19. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Fonte: Site da Trensurb http://trensurb.gov.br/paginas/paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5760#prettyPhoto

 


BIOGRAFIA | COMPRAR | POESIAS | PROSA | MÚSICA | BIBLIOGRAFIA | VÍDEOS | MURAL | LINKS | CONTATOS
site da Rede Artistas Gaúchos