Notícias

Música e Poesia embalam Sarau especial de premiação do Lila Ripoll 2018
03/09/2018 / Álvaro Santi

[foto: Marcelo Bertani]

A noite de quarta-feira (15) reuniu num único evento o Sarau do Solar especial com a música de Daniel Wolff, acompanhado de Fernanda Krüger, e os vencedores da 13ª edição do Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2018.

Daniel e Fernanda interpretaram músicas autorais como Ainda Vivo por Lá (Daniel Wolff/Jerônimo Jardim) e Trem da Manhã (Daniel Wolff/Fernanda Krüger) e Tua Cantiga, do último trabalho de Chico Buarque de Holanda. Daniel lembrou que já se apresentou anteriormente no Sarau do Solar e disse que nesta ocasião especial as composições apresentadas nada mais são que poesias cantadas, com as quais venceu o Prêmio Ibermúsicas de Mobilidade de Solistas Ibero-Americanos em 2013.

Entremeando a apresentação musical e a entrega dos prêmios da 13ª edição do Lila Ripoll, o público da cerimônia, composto de autoridades, escritores, poetas, artistas e familiares dos agraciados, viveu uma noite agradável e rica de entusiasmo pela poesia.

O ex-deputado Raul Carrion (PCdoB), agradeceu a presença de todos e fez questão de recordar que o Prêmio Lila Ripoll de Poesia foi criado por iniciativa da então deputada Jussara Cony, sua companheira de partido, em 2004, tendo em vista o centenário de Lila Ripoll, que ocorreria no ano de 2005. Ele reafirmou que a premiação é direcionado à poesia social, a exemplo de Lila Ripoll, e à poesia de gênero. “O Prêmio Lila Ripoll de Poesia ganhou cidadania, tornando-se um grande prêmio”, ressaltou ao lembrar o grande número de inscritos nestes anos todos e a participação de poetas não apenas do Rio Grande do Sul e do Brasil, mas também de outros países e continentes.

Lila Ripoll de Poesia 2018
A caxiense Jussára Custódia Godinho, vencedora da 13ª edição do Prêmio Lila Ripoll de Poesia recebeu a medalha e o diploma de primeiro lugar por: “Pois é, Drummond, os tempos mudaram”. Na sua manifestação, Jussára disse: “estou extremamente emocionada e agradecida à Assembleia Legislativa pela iniciativa de criar, em 2004, e mater um concurso de tão alto nível e de relevante importância para o cenário literário e cultural e que cumpre, com nobreza, seus propósitos de estimular a criação artística, dar visibilidade a novos autores, enfatizando as causas sociais e as questões de gênero, tão bem representadas neste concurso pela poeta gaúcha Lila Ripoll, mulher forte e aguerrida, que além de lutar por uma sociedade justa e igual para todos, escreveu versos, contribuindo de modo impar para a riqueza da literatura e, para nosso orgulho, da literatura gaúcha”.

Álvaro Santi, de Porto Alegre, com a poesia “Pequena Valsa Vienense” recebeu a distinção de segundo colocado no Prêmio Lila Ripoll 2018 das mãos do escritor Dilan Carmargo e da professora e escritora Maria do Carmo Alves de Campos.

Selma Nanci Feltrin, de Santa Maria, recebeu a premiação de terceira colocada pelo poema “Pés do Riso” das mãos do escritor Dilan Camargo e de Lairton Ripoll, sobrinho-neto de Lila Ripoll.

Menções Honrosas
Dez concorrentes receberam das mãos de autoridades e integrantes da comissão organizadora e dos jurados as menções honrosas.

Christian Nectoux David – Sem título
Marcelo Rocha – A bolsa de Chicago
Anderson de Quadros Mireski – O que me vê do retrato
Selma Nanci Feltrin – Ainda há
Ana Paula Freitas dos Santos – Olhar Calibre 38
Laura Guzinski da Silva – (Sobre a poesia)
Roque Aloísio Weschenfelder – Ausentes
Marli Schiefelbein Arruda – Fenda
Natália Nunes Setúbal – Ecce Homo
Gerson Nagel – O choro das aves

Lilla Ripoll
Lila Ripoll foi professora, pianista, jornalista e militante sindical. Gaúcha de Quaraí, colaborou com diversos jornais do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro e foi candidata a deputada pelo PCdoB.

Presenças
Participaram da solenidade de entrega da premiação o Superintendente de Comunicação Social da Assembleia Legislativa RS, Inocêncio Teles Moreira Filho, a diretora do Instituto Estadual do Livro, Patrícia Langlois, representando o governador José Ivo Sartori, a diretora de Jornalismo da ALRS, Luana Oliveira da Costa, a diretora do Departamento de Cultura ALRS, Neuza Silva Soares, integrantes da Comissão Julgadora do Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2018, Maria do Carmo Alves de Campos, Dilan Camargo e a integrante da Comissão Organizadora do Lila Ripoll 2018, Analia Sanches Dornelles. 

[texto de Luiz Osellame, transcrito da página da Assembleia Legislativa do RS]

 


BIOGRAFIA | COMPRAR | POESIAS | PROSA | MÚSICA | BIBLIOGRAFIA | VÍDEOS | MURAL | LINKS | CONTATOS
site da Rede Artistas Gaúchos